Headlines
Published On:quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Posted by Carlos Roberto

Pastoral da Saúde realiza empréstimo de cadeiras de roda, muletas, andador, etc, em Santa Cruz

No ímpeto de ajudar um amigo que necessitava de 01 (um) par de muletas o Portal Santa Cruz Tudo de Bom não só conseguiu o material como também conheceu o belo trabalho voluntário do Senhor Arnaldo Batista de Aleluia.

O senhor Arnaldo Batista de Aleluia, 62 anos, é viúvo, possui uma filha e um neto, é residente no Conjunto Habitacional Dr Octacílio Câmara (Cesarão), a mais de 30 anos, ou seja, desde sua inauguração, aposentado pelo INSS por invalidez, recebe apenas um salário mínimo para sua subsistência, é Católico Apostólico Romano e desenvolve atividade beneficente pela Pastoral da Saúde, na mesma comunidade.

O Senhor “Aleluia”, como é conhecido faz empréstimo gratuitamente de cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, bengalas, muletas canadense (de mão), muletas axilares, andador e carrinho de bebe.  O senhor Aleluia, faz ainda doações de fraldas geriátricas.

Para obter a referida ajuda, basta que o interessado possua um telefone de contato e se dirija munido de CPF, identidade, comprovante de residência a um dos endereços abaixo:

- Comunidade Nossa Senhora das Graças

Rua 7, Nr 480 - Conjunto Habitacional Dr Octacílio Câmara (Cesarão) - Santa Cruz
Rio de Janeiro - RJ, CEP 23595-010
(0xx)             21 3157-7015      

- Igreja Nossa Senhora da Glória

Praça Santa Cruz, Nr 26 - “Curral Falso” - Conjunto Habitacional Dr Octacílio Câmara (Cesarão) Santa Cruz - 23520-240

(0xx)             21 3395-0753      

- Residência do Senhor Arnaldo Batista de Aleluia

Rua 7, Nr 257, Casa 01 - Conjunto Habitacional Dr Octacílio Câmara (Cesarão) Santa Cruz - 23595-010

(0xx)             21 3158-2347       e/ou 9879-1081.

Nossa equipe visitou o senhor Aleluia e obteve uma pequena entrevista para que as pessoas entendam melhor o seu trabalho.

Pergunta do Portal Santa Cruz Tudo de Bom:

Sr Aleluia quanto tempo o senhor trabalho com caridade?

Resposta do Sr Aleluia:

A cerca de  08 (oito) anos

Pergunta do Portal Santa Cruz Tudo de Bom:

Sr Aleluia o que levou o senhor a desenvolver esse trabalho voluntário?

Resposta do Sr Aleluia:

A cerca de  08 (oito) anos atrás realizei duas cirurgias de Hernia Inguinal, o que me fez conviver com enfermos, ao ver o sofrimento das pessoas fiquei imaginado como eu poderia ajudar meu próximo, comecei a pedir doações para ajudar os necessitados e fui aos pouco juntando todo o material que hoje e cedido por empréstimo aos que necessitam e não podem pagar pelos mesmos.

Pergunta do Portal Santa Cruz Tudo de Bom:

Sr Aleluia o seu trabalho é ligado  alguma Organização Não Governamental (ONG) ou instituição?

Resposta do Sr Aleluia:

Tudo que arrecado é dirigido para a Pastoral da Saúde, na Comunidade Nossa Senhora das Graças e Igreja Nossa Senhora da Glória.

Pergunta do Portal Santa Cruz Tudo de Bom:

Sr Aleluia o senhor aceita outro tipo de doação?

Resposta do Sr Aleluia:

Sim, gostaria que as pessoas doassem gêneros alimentícios, pois quando nós emprestamos esse material, significa que a pessoal esta com dificuldades de locomoção e por seguinte não consegue trabalhar e as veses passa dificuldade até para se alimentar e alimentar a sua própria família.

Pergunta do Portal Santa Cruz Tudo de Bom:

Sr Aleluia as pessoas e empresas que quiserem ajudar o seu projeto, devem entrar em contato com que e aonde?

Resposta do Sr Aleluia:

Com o Sr Senhor Arnaldo Batista de Aleluia, na Rua 7, Nr 257, Casa 01 - Conjunto Habitacional Dr Octacílio Câmara (Cesarão) Santa Cruz - 23595-010 - (0xx)             21 3158-2347       e/ou 9879-1081.

Pergunta do Portal Santa Cruz Tudo de Bom:

Sr Aleluia para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem?

Resposta do Sr Aleluia:

Sim, em 9 de março de 2010, fiquei viúvo, perdi minha esposa Sra Valdemira Marza Ferreira, minha companheira a 40 anos, pensei que não iria suportar, que não sobreviveria esta perda. Mas com ajuda de DEUS e com o trabalho em prol do próximo consegui amenizar a dor e fazer desse trabalho minha missão de vida.  DEUS me deu esta missão e nela vou continuar até que o mesmo permita, façam o bem sem olhar aquém. É isso.

A PASTORAL DA SAÚDE:

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

OBJETIVO

A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovador ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.

A Pastoral da Saúde, numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado, se torna a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente.

Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho da Vida, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.

TRÊS DIMENSÕES

A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:

· Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

· Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

· Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.

AS ATIVIDADES

As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são inúmeras. Vão desde a atenção aos doentes, a exemplo do “Bom Samaritano” (cf. Lc 10,30s), até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo SUS (Sistema Úni-co de Saúde). A Pastoral da Saúde acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam. O trabalho dos agentes se dá de acordo com as dimensões de atuação desta pastoral e sempre motivado pela espiritualidade da acolhida e da proteção à vida, como Jesus ensinou ao escutar, acolher e curar os enfermos.

OS AGENTES

Qualquer pessoa da comunidade, que se coloca à disposição de seus semelhantes, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde, pode participar e será bem vindo na Pastoral da Saúde. Quem se propõe a trabalhar nesta Pastoral deve ser uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, alegria e esperança. Deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, preocupar-se com a inculturação, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

É seguindo os passos de Jesus Cristo que a Pastoral da Saúde descobre o seu lugar e importância na sociedade. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. Proteger a vida é uma missão sagrada de todos.

Fotos: Carlos Roberto
Texto: Carlos Roberto

About the Author

Posted by Carlos Roberto on 14:40. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By Carlos Roberto on 14:40. Filed under . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Pastoral da Saúde realiza empréstimo de cadeiras de roda, muletas, andador, etc, em Santa Cruz"

Leave a reply

    Blog Archive