Headlines
Published On:quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Posted by Carlos Roberto

Cesarão City 2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiopyM4e2Xav-6FsI8_rOM47EbFAqTmEx2Uus8E8LCFvVdD-oBe-Cxi4sHW2tzAjvdbaT7SqzwlV3_0ZGZtrW3v42qyqe6DfZiNBYj68F-aEMtBjArKYjMJ9_oNvzfy27Uw6UNbMcuA6YZc/s1600/CEsar%25C3%25A3o+City.jpg
No período de 1º de Julho até o dia 25 de Setembro de 2011, a partir das 18:00h os moradores da Zona Oeste em especial, do bairro de Santa Cruz, disfrutarão do maior arraial ao ar livre da Região, o “CESARÃO CITY”, que ocorrerá no Campo da ONG Centro de Integração Sementes do Amanhã (CISA), sito a Avenida Cesário de Melo, Santa Cruz.  O evento contará com variados brinquedos da empresa Looping Diversões, apresentação de grupos folclóricos, feira de Itaipava, som mecânico, atrações musicias ao vivo e muito mais.

O “CESARÃO CITY”,  tem como finalidade estreitar os laços entre as comunidades abrangidas pelo projeto e a Sociedade de Santa Cruz, comemorar os 30 anos da inauguração do Conjunto Habitacional Octacílio Câmara (Cesarão) junto aos moradores das comunidades abrangidas pelo evento, levando o espírito de cidadania aos mesmos, resgatar a tradições culturais realizando apresentação de Grupos Folclóricos; e transmitir ao público a imagem das entidades, instituições, órgãos públicos e empresas envolvidas no evento.

O CESARÃO

Sendo considerado o maior Conjunto Residencial da América Latina, o “Cesarão” fica a 90 Km de distância do Centro do Rio de Janeiro.

O conjunto residencial Octacílio Câmara passou a chamar-se “Cesarão”, como uma analogia a grande imponente construção a beira da Avenida Cesário de Melo, nome dado em homenagem a um antigo morador de Santa Cruz, cujo nome era Júlio Cesário de Melo, um dos primeiros médicos que atendiam a população carente do local.

Antigos moradores contam que a área onde nasceu o conjunto era uma imensa chácara com plantações de laranjas. Com o passar dos anos, a área foi abandonada por seus antigos donos, e com isso tornou-se uma tapera, um lugar de difícil acesso.

No Cesarão foram construídas 5.667 casas. Hoje, esse número dobrou, pois em quase todas as casas foram construídas outras nos fundos, para cima; enfim, de vários modos.

As primeiras construções foram no início do ano de 1979. As casas tinham padrões diferentes: embrião (sala, cozinha e banheiro) para funcionário de baixa renda; casa (quarto, cozinha, sala e banheiro) e apartamento duplex (2 quartos, sala, cozinha e banheiro) para funcionários de média renda.

No ano de 1980, foram entregue as chaves para as famílias, e no mês de maio de 1981 foi inaugurado o conjunto. Devido ao tamanho da área, o Conjunto foi dividido por setores, 1, 2 e 3. O primeiro setor fica por trás da Paróquia Nossa Senhora da Glória, começa na Rua 43 e vai até a Av. Marginal; o segundo setor começa na Av. Marginal 2 e vai até o Canal 1; o terceiro setor começa no canal 2 e vai até a entrada da Vila Paciência (Comunidade do Aço).

Os moradores vieram de diversos lugares do Rio de Janeiro, cada um trazendo sua cultura e seu jeito de ser. Hoje o Cesarão tem cerca de 80.000 habitantes.

Local: Centro de Integração Sementes do Amanhã (CISA)

Endereço: Av Cesário de Melo, nº 13.585 - Conj. Dr Otacílo Câmara - Santa Cruz

About the Author

Posted by Carlos Roberto on 14:09. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By Carlos Roberto on 14:09. Filed under . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Cesarão City 2011"

Leave a reply

    Blog Archive