Published On:quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Posted by Carlos Roberto
Rastros de História e Memória: Santa Cruz feita com as mãos por artista do Cesarão
Exposição no Palacete Princesa Isabel - Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge.
Rua das Palmeiras Imperiais, s/n. Santa Cruz - Rio de Janeiro.
De segunda à sexta, de 9h às 17h
Sábados: de 10h às 15h
Entrada Franca
Influenciada pela obra do historiador Benedicto Freitas - "Santa Cruz Fazenda Jesuítica, Real e Imperial", editada em três volumes, a comunidade sempre desejou contar a História do bairro, usando as cenas históricas que artistas e viajantes retrataram em seus relatos e pinturas, na passagem pela Fazenda de Santa Cruz. A ideia começou a tomar forma no NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, a partir de 2007. A busca de uma nova linguagem artística se encerrou com a descoberta do talento da artista Janaína Botelho durante as feiras de artesanato da ZOART - Artesãos da Zona Oeste.
Janaína Botelho em seu ateliê, produzindo algumas das peças que fazem parte da exposição.
De um modo inovador, as cenas foram recriadas na tridimensionalidade das maquetes, trazendo a história local em miniaturas que, guardando a proporção e a fidelidade à pesquisa realizada, encantam a todos.
Chegada da Família Real à Santa Cruz, uma das maquetes produzidas pela artista Janaína Botelho, do período monárquico.
Algumas foram imaginadas pela própria artista (Terra de Piracema, Inauguração da Sede Administrativa do Matadouro); outras, inspiradas nas obras de Thomas Ender, Debret, Benjamin Mary e mais recentemente nas de Onild'Aquino (Capela de Santa Bárbara) expostas no Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, atual Batalhão Escola de Engenharia - Villagran Cabrita.
Janaína Botelho em seu ateliê, durante a produção das peças para compor as maquetes que fazem parte da exposição.
Santa Cruz passa a ter assim a sua História contada em maquetes, que facilitam o seu conhecimento, a sua dimensão e a sua grandiosidade, como uma parte viva integrada - a Memória - no contexto histórico da própria História do Brasil.
Cerimônia do "beija-mão" realizada no antigo Palácio Real de Santa Cruz. Maquete criada pela artista Janaína Botelho.
NOPH/Ecomuseu de Santa Cruz