Headlines
Published On:quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Posted by Carlos Roberto

Prefeitura inaugura 6ª Clínica da Família, em Santa Cruz

J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram neste domingo, dia 5, a sexta Clínica da Família de Santa Cruz, na comunidade do Cesarão. Batizada de Edson Abdalla Saad, em homenagem a um importante cardiologista, a nova unidade vai beneficiar cerca de 24 mil moradores e está localizada numa das regiões mais pobres da Zona Oeste, a Área de Planejamento 5.3 (que reúne os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência), onde 89% dos moradores dependem do serviço público de saúde.

A clínica recebeu investimento de R$ 2,5 milhões e as obras foram realizadas pela RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras. A unidade contará com seis equipes de saúde da família e três de saúde bucal, que estarão disponíveis no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h, realizando consultas individuais e coletivas, além de atendimento pré-natal, vacinação, exames laboratoriais e de raios-x e visita domiciliar, entre outros procedimentos. Para isso, a clínica está equipada com dez consultórios médicos, salas de ultrassonografia, de raio-x, de observação clínica, de procedimentos, de curativos, de coleta, de reunião, de saúde bucal, além de auditório, farmácia e almoxarifado.

Acompanhado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e de familiares de Edson Abdalla Saad, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância desse novo modelo de saúde de proteção básica que vai prevenir doenças e melhorar a vida da população:

J. P. Engelbrecht- O objetivo da Prefeitura é fazer da Zona Oeste o exemplo na área de saúde pública. Há 35 anos essa região não recebia investimentos nessa área e, agora, os moradores vão poder cuidar da saúde e prevenir doenças, além de desfrutar desse espaço de convivência. E as grávidas também vão poder ter uma gestação com tranquilidade e acompanhar regularmente a saúde através dos exames pré-natal realizados aqui na clínica. Com essa inauguração chega a 22 o número de clínicas da família na cidade, totalizando cobertura de saúde de atenção básica a mais de um milhão de pessoas no Rio - destacou Paes.

Para o secretário de saúde Hans Dohmann, o novo modelo de atuação permite um melhor acompanhamento dos pacientes pelos agentes de saúde:

- O modelo de atendimento da unidade cria vínculo entre os profissionais e os pacientes, que serão sempre atendidos pela mesma equipe de saúde. E isso facilita muito. Dessa forma, cada morador vai ter uma equipe responsável pela sua saúde, que já vai saber seu histórico de doenças e como prevení-las e tratá-las.

J.P. EngelbrechtDas 22 clínicas da família existentes na cidade, 14 estão na Zona Oeste, sendo nove na AP 5.3 que, com a décima clínica, passa a ter 81% da população com cobertura do Programa de Saúde da Família.

Sobre Edson Abdalla Saad

A clínica homenageia o importante cardiologista, professor universitário e membro da Academia Nacional de Medicina. O médico, que passou pelos hospitais dos Servidores, Antonio Pedro, Santa Casa e foi responsável pela Unidade de Serviços Clínicos do Hospital Universitário Clementino Fraga, conseguiu implantar o Instituto do Coração no hospital da UFRJ que hoje também leva o seu nome.
Fonte: Prefeitura Rio

About the Author

Posted by Carlos Roberto on 13:10. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

By Carlos Roberto on 13:10. Filed under . Follow any responses to the RSS 2.0. Leave a response

0 comentários for "Prefeitura inaugura 6ª Clínica da Família, em Santa Cruz"

Leave a reply

    Blog Archive