Published On:quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Posted by Carlos Roberto
O CESARÃO, maior Conjunto Habitacional da América Latina
Sendo considerado o maior Conjunto Residencial da América Latina, o “Cesarão” fica a 90 Km de distância do Centro do Rio de Janeiro.
O conjunto residencial Octacílio Câmara passou a chamar-se “Cesarão”, como uma analogia a grande imponente construção a beira da Avenida Cesário de Melo, nome dado em homenagem a um antigo morador de Santa Cruz, cujo nome era Júlio Cesário de Melo, um dos primeiros médicos que atendiam a população carente do local.
Antigos moradores contam que a área onde nasceu o conjunto era uma imensa chácara com plantações de laranjas. Com o passar dos anos, a área foi abandonada por seus antigos donos, e com isso tornou-se uma tapera, um lugar de difícil acesso.
No Cesarão foram construídas 5.667 casas. Hoje, esse número dobrou, pois em quase todas as casas foram construídas outras nos fundos, para cima; enfim, de vários modos.
As primeiras construções foram no início do ano de 1979. As casas tinham padrões diferentes: embrião (sala, cozinha e banheiro) para funcionário de baixa renda; casa (quarto, cozinha, sala e banheiro) e apartamento duplex (2 quartos, sala, cozinha e banheiro) para funcionários de média renda.
No ano de 1980, foram entregue as chaves para as famílias, e no mês de maio de 1981 foi inaugurado o conjunto. Devido ao tamanho da área, o Conjunto foi dividido por setores, 1, 2 e 3. O primeiro setor fica por trás da Paróquia Nossa Senhora da Glória, começa na Rua 43 e vai até a Av. Marginal; o segundo setor começa na Av. Marginal 2 e vai até o Canal 1; o terceiro setor começa no canal 2 e vai até a entrada da Vila Paciência (Comunidade do Aço).
Os moradores vieram de diversos lugares do Rio de Janeiro, cada um trazendo sua cultura e seu jeito de ser. Hoje o Cesarão tem cerca de 80.000 habitantes.
Local: Centro de Integração Sementes do Amanhã (CISA)
Endereço: Av Cesário de Melo, nº 13.585 - Conj. Dr Otacílo Câmara - Santa Cruz